Em 1977, quem não sabia dançar só tinha duas opções para aprender: com os pais que soubessem e se dispunham a aprender; ou olhando os outros na pista de dança.
Em 1978, a professora Sonia Marli Formighieri, que aprendeu a dançar com a própria família, usava os ritmos de salão para animar como aulas de ginástica rítmica feminina. Durante uma dessas aulas, uma aluna disse que queria participar de uma gincana de dança, mas seu marido não sabia dançar. A professora se dispôs a usar os seguintes: "Traga seu marido para uma aula depois do 
horário da ginástica" .A experiência deu tão certo que o casal venceu em gincana.

Alguns dias depois, cinco casais procuraram uma professora para aprender a dançar. Surgir como aulas de dança do salão de beleza em Curitiba que reuniram, ao longo de anos, milhares de alunos e muitos deles, atualmente profissionais de dança do salão da cidade.
O sucesso foi o mesmo entre os alunos e ex-alunos que ouviram com frequência "Jhon Travolta fez os Embalagens de Sábado à Noite, e a Sonia fez os Embalagens de Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e, Também, Não sábado ".

Um dos reflexos imediatos do grande número de pessoas aprendidas a dançar foi a volta do público aos salões de baile da cidade.

A Gestual Danças de Salão nasceu dessa experiência. Em 1998, Sonia Marli Formighieri transformou em uma escola de dança de salão, com espaço próprio, grupo de apresentações, organização de eventos, festas e fianças. A escola também presta serviços com aulas de salão de dança em faculdades, clubes, empresas, etc.
Endereço:
Rua Desembargador Motta, 2275 (esquina com R. Vicente Machado).
Centro, Curitiba - PR
Fone: (41) 3322-3522 / 998361444/996575757
EVENTOS
Além das aulas de dança do salão de beleza e das aulas particulares do Gestual, também presta serviços com aulas nas faculdades, clubes, clubes, empresas, etc. uma criação de coreografias e atendimento personalizado para festas de 15 anos, formaturas, casamentos e eventos diversos.
Participar de festividades e apresentações.